domingo, 13 de janeiro de 2013

Serviços básicos em Natal


Devagar a coisa começa a fluir e todas as pessoas que andam cotidianamente por Natal, podem perceber alguns serviços de fundamental interesse para a população em geral começam a ser executados como maior freqüência. E isto é muito bom porque vemos que podemos estar saindo de um total caos administrativo que viveu nossa cidade no último quartel de 2012.
Neste inicio de ano já é possível enxergar rotineiramente os caminhões de coleta do lixo doméstico circulando pela cidade. Ontem mesmo à altura de Neópolis vislumbrei por volta das 19:20h um veículo daquele tipo provavelmente se deslocando ao aterro sanitário, haja vista o avançar da hora. Mas, de fato, desde o dia primeiro do ano, presenciei trabalhadores da limpeza pública recolhendo materiais deixados pelos brincantes do réveillon na Praia do Meio e adjacências. Isto me deixou bastante satisfeito porque é muito duro munícipes pagarem seus tributos, e olhem que não são poucos e nem baratos, e verem a cidade entregue ao lixo e ao abandono, ao ponto de ter passado por situação tão constrangedora de ter vários administradores em menos de quarenta dias.
Na Zona Norte a operação tapa buracos já é uma realidade. Na conhecida avenida das Fronteiras, o trecho mais mal tratado que ficava na saída do Conjunto Santarém indo para o Gramoré, Pajuçara e Nova Natal, estava praticamente intransitável. Situação que já foi reparada e agora o fluxo de veículos pode seguir normalmente sem os riscos de incidentes. Falta mesmo é retomar a grande obra de mobilidade que duplicará esta avenida, ligando a Moema Tinoco à Tomaz Landim, já que fizeram um grande estrago na via e está tudo parado há quase quatro anos. Mas, creio que será logo em breve reiniciada e Natal pode voltar a ser um canteiro de obras, principalmente às de mobilidade urbana, tão essenciais a nossa não planejada cidade.
Ao que me parece, também postos de saúde voltaram a funcionar em sua plenitude. No meu entender, um crime aconteceu ao se fecharem importantes unidades de saúde, a exemplo da unidade localizada na Bernardo Vieira com a Avenida Coronel Estevam. Aquele posto de saúde era essencial. Era não, é essencial, desde que volte a operar para a população da parte central que engloba os Bairros de Dix Sept Rosado, Quintas, Bom Pastor, parte do Alecrim e Lagoa Seca. Penso que o ministério público bem que poderia indagar os reais motivos de terem fechado a unidade. Sem este posto de saúde, pessoas destes bairros têm que se deslocar para lugares mais distantes e em muitas vezes, o Walfredo Gurgel é o caminho. E ainda perguntam por que há macas nos corredores.
O ano letivo da rede municipal de ensino foi encerrado sem conclusão, ao que me parece. Depois do imbróglio administrativo porque passou a cidade, crianças e famílias foram penalizadas com a paralisação deste importante serviço básico. Milhares de “pessoinhas” ficaram mais cedo sem estudar, sem merenda e sem o apoio fundamental ao desenvolvimento exercido pela professora ou professor. Mas, ao que tudo indica, também será retomado na integralidade, tão logo cesse a parada de verão e se voltem para o desafio de mais um ano complicado diante das previsões de crescimento da economia nacional.
Servidores sem receber seus vencimentos. Esta foi também mais uma das tristes notícias que recebemos pelos meios de comunicação em geral. Muito embora o grande esforço feito pelo último gestor, um verdadeiro Dom Quixote, pessoas ainda ficaram ser ver a cor do dinheiro para passar as festas de fim de ano. Creio que também esta obrigação será retomada logo que se finalize o primeiro mês da nova gestão, porque não brinque, trabalhar o mês inteiro, gastando para se chegar ao trabalho, muitas das vezes tendo que fazer “cotinhas” para o funcionamento de parte da administração e ao final, não receber, é um fato muito duro e humilhante para o funcionalismo. Estas pessoas vivem do seu salário e não merecem passar pelo que passaram.
Quanto ao quesito da segurança, ainda esta não vi, confesso, no âmbito do município, alguma resposta concreta. Natal possui uma Guarda Municipal há mais ou menos duas décadas e pouco se investiu neste importante instrumento de segurança pública a nível municipal. É preciso que se invista na capacitação destes servidores, com a realização de concurso para preenchimento  das vagas, propiciar maior valorização a estes profissionais que também tem muito a contribuir com a segurança da nossa cidade.
 Sei que tudo isso leva um tempo e confiamos que a partir deste ano, Natal terá dias melhores, sem sustos ou situações inusitadas que possam trazer danos à nossa paz social. O resultado já se começa a ver. É bom que não sofra solução de continuidade.

img TN

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Gestão do Blog

Minha foto
Militar Estadual - Estudante de Direito - Área da segurança pública.